Opções para Controle de Ponto Grátis e Pagos

O controle de ponto é algo indispensável para as empresas, pois é através desse controle que é realizado o pagamento das horas extras, horas noturnas, e demais direitos trabalhistas para o colaborador. Também é impresindível para a segurança jurídica do empresário, visto que a grande maioria dos processos trabalhistas, tem por motivo a falta ou até mesmo o incorreto controle de ponto dos funcionários.

Nesse post vamos conhecer algumas opções gratuitas para realização do controle de ponto, e suas principais características, assim como a evolução tecnológica desse segmento.


Controle de Ponto Grátis
Controle de Ponto Gratis

Opção 1: Controle Manual

O controle de ponto manual, é geralmente realizado através de cartões, fichas ou papeletas preenchidas manualmente pelos funcionários. A principal e talvez única vantagem desse modelo de controle é que não gera nenhum custo para a empresa, no entando, a compilação dos dados pode ser um problema, pois não existe nenhum calculo automático por traz desse controle, o que pode gerar erros e problemas trabalhistas no futuro.


Então o controle manual de ponto não deve ser usado?

Pode ser usado sim, afinal, algumas empresas , excepcionalmente as empresas de transporte rodoviário, entendem que por ser preenchido a próprio punho pelo funcionário, esse modelo de controle pode ser mais bem aceito como defesa em um processo trabalhistas.


Já ouviu falar em OMR?

A Boreal tem uma solução muito interessante para as empresas mais tradicionais que não abrem mão do controle escrito da jornada de trabalho, que é um Leitor Automático de Diários de Bordo. Com essa ferramenta, o funcionário preenche um modelo específico de cartão ponto a caneta, porém a compilação dos dados e cálculos de horas são realizados por um software, que faz a leitura automática dos diários de bordo digitalizados através de qualquer scanner ou impressora multifuncional em questão de segundos.

Caso queira saber mais sobre o software que faz a leitura automática desses diários de bordo, clique aqui.


Opção 2: Relógios Eletrônicos

Os relógios eletrônicos de ponto, são instalados na portaria ou entrada da empresa, e o funcionário faz a marcação do ponto de forma eletrônica, com seu crachá ou impressão digital. O grande problema desse modelo de controle é seu alto custo, pois os relógios eletrônicos de boa qualidade são bem caros. Existem vários modelos de relógio ponto baratos na internet, mas nesses casos, o barato saí mais caro ainda, pois são produtos de qualidade duvidosa, não certificados e de difícil manutenção.


Opção 3: Controle Através de App

Nesse modelo de controle, o funcionário realiza as marcações de ponto através do smartphone, tablet na portaria da empresa (substituíndo o obsoleto relógio de ponto), ou pelo computador. Existem algumas opções gratúitas para essa finalidade nas lojas de aplicativos do ondroid e do iOS, mas novamente enfatiso, nesses casos, o barato pode sair muito caro, afinal essas ferramentas precisam atender completamente a legislação para serem realmente válidas no ambito jurídico.

A Boreal possui uma opção completa para o controle de ponto em qualquer seguimento, com opção de registro de ponto pelo smartphone, table ou computador. Para as empresas de transporte rodoviário, a Boreal é a única empresa do mercado que possuí conectividade com o rastreador do veículo, para geração de comparativos e validação da jornada de trabalho de motoristas profissioinais.

Se você quer saber como a Boreal pode modernizar o RH da sua empresa clique aqui.



Então é isso, nesse post, conhecemos algumas gratuítas para o controle de ponto, algumas opções pagas e as principais novidades do seguimento. Para continuar recebendo nossas atualizações, nos siga nas redes sociais @BorealSistemas.




20 visualizações0 comentário