Descanso Inter Jornada


Nos últimos anos, tenho observado um grande aumento no número de processos trabalhistas onde os motoristas reivindicam o pagamento de indenização das horas de descanso Inter jornada não cumpridas. Nesses casos, a empresa, que já pagou por essas horas, na maioria dos casos, acaba sendo condenada a realizar o pagamento dessas horas extraordinárias acrescidos de adicional noturno. Isso se dá, pela falta do acompanhamento diário das jornadas de trabalho dos motoristas da empresa.

Em conformidade com a lei do motorista, ele deve descansar 11 horas entre uma jornada e outra, porém, caso descanse menos que 11 horas, o tempo restante poderá ser compensado na jornada seguinte, com paradas durante a jornada, ou com o tempo em espera maior que duas ininterruptas, desde que o motorista tenha descansado pelo menos 8 horas entre uma jornada e outra.

Esse tipo de desconformidade só pode ser evitada, quando existe o acompanhamento diário da jornada de trabalho dos motoristas, não quero parecer redundante em relação a minha publicação anterior, mas, depois que as situações já ocorreram, o que resta fazer no final do mês? Apenas pagar a conta e cruzar os dedos para que nenhuma consequência jurídica decaia sobre a organização.


Você sabia que através do Sistema Boreal, com apenas um clique, você acompanha diariamente o descanso Inter jornada de todos os motoristas da sua frota?

A compensação dos descansos, conforme estabelece a lei 13.103/15, é feita de forma automática pelo sistema, e caso alguma tratativas se faça necessária, você consegue atuar antes de gerar uma desconformidade, pedindo para que o motorista procure um local seguro para descansar, caso não tenha completado seu intervalo Inter jornada.


Entre em contato com a nossa equipe de especialistas para entender melhor, como a Boreal, pode ajudar significativamente o RH da sua transportadora ;)



comercial@borealbr.com.br




17 visualizações0 comentário